11/07/2014
Nos últimos anos, as protozooses entéricas, doenças causadas por protozoários que agem no intestino dos indivíduos, vêm assumindo papel de destaque no cenário médico. Isso se deve a uma característica comum presente nesses micro-organismos: o seu oportunismo, ou seja, a capacidade de causar graves problemas em indivíduos com o sistema de defesa comprometido, como os portadores do vírus HIV, por exemplo.
Para debater sobre esse tema, o Instituto Oswaldo Cruz realiza, entre os dias 25 e 29 de agosto, o ‘Curso Internacional de Protozooses Entéricas Oportunistas’. Promovido pelo Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Medicina Tropical do IOC e pelo Laboratório de Toxoplasmose do Instituto, a capacitação contará com aulas de caráter teórico-prático, voltadas para os profissionais graduados em ciências biológicas, medicina, medicina veterinária, bioquímica, farmácia e de outras áreas da saúde. Para os alunos regulares da Pós em Medicina Tropical do IOC que participarem, a capacitação contará como dois créditos. O curso será realizado no Pavilhão Arthur Neiva, no campus da Fiocruz, em Manguinhos, no Rio de Janeiro (Av. Brasil, 4365).
De acordo com Maria Regina Reis Amendoeira, chefe do Laboratório de Toxoplasmose do IOC e responsável pela coordenação brasileira do curso, a iniciativa é uma oportunidade de diálogo e intercâmbio de conhecimento entre profissionais e estudantes da área. “O objetivo é promover um curso em nível internacional, com aulas ministradas por especialistas brasileiros e estrangeiros experientes, a fim de contribuir com o aprendizado e aperfeiçoamento de técnicas, principalmente na área de biologia molecular”, destacou.
Inscrições
Os interessados em participar do curso devem preencher o formulário de inscrição e enviá-lo, junto à carta de intenção expondo as motivações para participar do curso, o tema da tese (caso seja aluno de pós-graduação) e as perspectivas de aplicação futura dos conhecimentos adquiridos em, no máximo, 300 palavras, e ao currículo lattes, para o email cipeo@ioc.fiocruz.br. O prazo de inscrição é até o dia 05 de agosto. Serão disponibilizadas apenas 20 vagas.
O evento contará com a presença do pesquisador Jorge Velásquez, médico especialista em Doenças Infecciosas do Hospital Municipal de Infecciosas 'Francisco Javier Muñiz', e Silvana Carnevale, do Departamento de Parasitologia do Instituto Nacional de Enfermedades Infecciosas da Administración Nacional de Laboratório e Institutos de Salud 'Carlos G. Malbrán', ambas as instituições localizadas em Buenos Aires, Argentina.