Medicina Tropical - IOC

Programa de pós-graduação stricto sensu em medicina tropical

Portuguese English Spanish
  • Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Início do conteúdo

24/07/2023

Pós em Medicina Tropical participa de curso promovido por universidade da Polônia


Evento reuniu docentes de cinco países, pavimentando caminho para novas cooperações e ampliação da internacionalização do Programa

O Programa de Pós-graduação em Medicina Tropical do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) participou do curso internacional ‘Blended Intensive Program - DentalOmics’, promovido pela Universidade de Medicina de Wroclaw, da Polônia. 

Com apoio do programa Erasmus, iniciativa de apoio à educação da União Europeia, o curso foi realizado em parceria com instituições de cinco países. 

Do Brasil, apenas a Pós-graduação do IOC e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) foram convidadas a integrar a iniciativa.

Da Europa, participaram Universidade de Medicina Wroclaw; Universidades Sapienza de Roma e Cagliari, da Itália; Universidade de Medicina de Plovdiv, da Bulgária; e Instituto Universitário Egas Moniz, de Portugal.

Curso contou com professores de sete instituições e alunos de 11 países. Foto: Acervo pessoal

Questões ligadas à medicina e à odontologia, incluindo infecções sistêmicas iniciadas na cavidade oral, foram discutidas no curso. A programação contou com aulas online de 19 a 23 de junho e sessões presenciais de 26 a 30 de junho, na Universidade de Wroclaw.

As atividades reuniram 30 estudantes de 11 países, incluindo Polônia, Portugal, Romênia, Lituânia, Dinamarca, Geórgia, Bulgária, Alemanha, Espanha, Itália e Brasil.

Três docentes da PGMT ministraram aulas. Na etapa online, a pesquisadora do Laboratório de Vírus Respiratórios, Exantemáticos, Enterovírus e Emergências Virais, Maria Ogrzewalska, abordou a situação da Covid-19. O pesquisador do Laboratório de Taxonomia, Bioquímica e Bioprospecção de Fungos, Manoel de Oliveira, falou sobre infecções causadas por fungos a partir da cavidade oral. 

A coordenadora da PGMT, Vanessa de Paula, participou da etapa presencial do curso, na Polônia. Chefe adjunta do Laboratório de Virologia e Parasitologia Molecular, Vanessa falou sobre infecções virais que iniciam na cavidade oral e podem causar câncer.

O convite para participação no curso internacional ocorreu após o estágio da coordenadora da Medicina Tropical como pesquisadora sênior na “International Agency for Research on Cancer” (IARC), na França, promovido pelo Programa CAPES PrInt-Fiocruz.

Vanessa de Paula apresentou a estrutura da Fiocruz e o Programa de Pós-graduação em Medicina Tropical no evento. Foto: Acervo pessoal

Além das discussões científicas, os docentes apresentaram suas instituições no evento e conversaram sobre possibilidades para intercâmbio de discentes e docentes.

“O convite para o curso foi realizado pela professora Irena Duś-Ilnicka, coordenadora da Faculdade de Odontologia da Universidade de Medicina de Wroclaw, que coordena o Erasmus nessa instituição. A partir desse evento, estamos trabalhando para elaborar memorandos de entendimento para possibilitar novas cooperações com as universidades participantes”, comentou Vanessa.

“O programa Erasmus é uma importante iniciativa de fomento à mobilidade acadêmica na Europa. A Universidade de Wroclaw é uma instituição pública, que tem uma excelente infraestrutura de ensino. As parcerias contribuiem para a internacionalização da Pós-graduação em Medicina Tropical e pode contribuir também para outros programas do IOC”, acrescentou.

Voltar ao topoVoltar